quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

VOTO FEMININO NO BRASIL COMPLETA 83 ANOS HOJE!



 A professora Celina Guimarães Viana depositando na urna o seu voto e entrando para a história do país, tornando-se a primeira mulher a votar no Brasil.  Nascida no Rio Grande do Norte, Celina requereu sua inclusão no rol de eleitores do município de Mossoró (RN) em novembro de 1927.




VOTO FEMININO NO BRASIL COMPLETA 83 ANOS HOJE!

Foram muitas as mulheres admiráveis que lutaram por essa conquista. 

O direito do voto feminino no país foi assegurado no Código Eleitoral Provisório nº 21.076, em 24 de fevereiro de 1932. Antes disso, somente as mulheres que tivessem renda própria podiam exercer o direito básico para o pleno exercício da cidadania no Brasil.

Em 1934, essas restrições ao voto foram finalmente eliminadas do Código Eleitoral, embora o voto feminino fosse opcional. Só em 1946 a obrigatoriedade do voto foi estendida às mulheres.
 
E, apesar de algumas pessoas afirmarem que: "Machismo é mito, não existe mais!" (Fazendo com que eu me pergunte em que mundo essas pessoas vivem...), a luta pelo fim da opressão de gênero continua, ainda falta muito para que possamos ser realmente protagonistas-narradoras-sujeitos desejantes, portadoras da voz, do ponto de vista e do discurso.

Mais em:
e
http://radios.ebc.com.br/viva-maria/edicao/2015-02/celina-guimaraes-vianna-foi-primeira-eleitora-do-pais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, sua opinião é muito importante!